Ultimas Postagens

Amor Platônico

Hoje estou abusado, tentarei falar de um tema que sempre está presente em meu blogger: o amor, mas no ponto de vista de Platão (Arístocles). Quem conhece as principais obras em que ele trata do amor (O Banquete e Fredo), consegue entender que o tão famoso Amor Platônico é muito mais complexo do que a maioria esmagadora das pessoas imaginam, ele não é apenas desejar muito aquela pessoa que você tem ciência que nunca a terá. Então tentarei explicar em outro ponto de vista, qual o significado do tema mais controverso de Platão, o Amor.

Muita gente acredita que o Amor Platônico não está ligado a carne, a sensualidade, ao sexo e isso é uma inverdade, pois em o Banquete, Platão se refere ao amor sexual como uma coisa natural com sentimentos profundos. Segundo Platão, o amor é a única forma de nos sentirmos completos e esse, seria como uma escada de sete degraus em que a cada passo que subimos estamos mais próximos do “Louco amor, da dádiva, da sublimidade com toda sua força, ou seja, o verdadeiro amor. Ele defendia que conseguimos nos apaixonarmos pela beleza interior de uma pessoa, independente da externa ser bela ou não.

Os degraus da escada são: O primeiro degrau é o amor carnal, em seguida temos o amor pela beleza física em todas suas formas, subindo mais um, encontraremos o amor interior, onde amamos a beleza do eu interior do ser, no quarto degrau, temos o amor a ética e bons costumes, e logo temos o amor pela beleza das instituições que fazem o mundo girar em harmonia (governo, cultura, esporte), em seguida temos o sexto degrau que é um dos mais importantes, pois nele damos um passo muito alto e começamos amar a ciência com toda sua complexidade, amamos feito uma criança que ama estudar e prefere a Fórmula de Bhaskara do que andar de bicicleta e por fim e bem próximo do sexto, chega ao topo da escada do amor, começamos a sentir amor pelo ser, por tudo que esta a nossa volta, como um cego que por algum milagre, começa a enxergar o mundo e esse amor é sublime, intocável, transcende o físico.

Quando estamos no amor sexual, sentimos uma auto-realização, uma abnegação, uma serenidade momentânea, mas quando chegamos ao sétimo andar do amor, esses estados de espírito se tornam permanentes.

Quase deu um nó em minha mente, mas é mais ou menos isso que Platão deixa a entender sobre amor e ainda acrescento; nunca devemos nos esquecer de como é árduo o caminho até o ultimo degrau, então nunca vire as costas para nenhuma das formas passadas de AMAR.

27 comentários:

  1. Tá estudioso, hein?
    Mula sem pique pra correr...

    Mas eu acho que até Platão queimava a mufa pra entender as coisas simples do amor, pois esse é um eternor mistério para quem o sente.

    Falow, topeira!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Esse texto requer um bom momento de reflexão! Muito bom!

    Mais será que é possível um ser chegar até o sétimo degrau? Até o quinto tudo bem, mas chegar no sétimo tem que amar muito hein!
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu texto!!
    Passando para agradecer a visita e o comentário em meu blog.
    André Cia
    http://dicasdevendas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. To sempre apaixonada... só a paixão me movimenta... e eu posso comemorar cheguei ao 7ºandar do amor... só espero não me jogar dele. =**

    ResponderExcluir
  5. Ahaaaaaaá...
    Descobri agora q cheguei no 7 degrau...
    hihihihihihi
    Mto bom Seu Blog
    Adooooorei....
    Super big bju!!!!

    ResponderExcluir
  6. Blog muito bom cara!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto!
    Confesso que não conhecia esta visão do amar...
    Mas, intuitivamente, sempre vi o amor desta forma...
    E como sou uma pessoa que sente e depois analisa... no amor é amesma coisa.. o que torna tudo mais complicado ainda!
    hehehe
    Realmente, este sentimento é rarao... e ainda que seja platônico, devemos aproveita-lo!

    ;D

    bjus

    ResponderExcluir
  8. adorei o ponto de vista novo :D
    amei o seu blog, beijos ;*

    ResponderExcluir
  9. Me fez lembrar da Scheila Carvalho... aiai...♥♥♥

    ResponderExcluir
  10. gostei da sua forma de pensar

    adorei seu blog

    bjo


    http://melrym.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. parabens pelo blog
    blogs textuais senpre tem seu espaço ^^

    ________________

    http://tecnijogos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nuss...
    Que interessante, depois de um nó na cabeça cheguei a conclusão que não entendi nada mesmo a respeito de Amor Platonico! rsrsrs

    Mto bom

    parabéns

    ResponderExcluir
  13. Vo dar uma lida em Platão, mas acho q vai demorar um pouquinho. To com um tal de Ensaios de Montaigne me esperando... Achei massa geralz.

    Eu acredito num amor volitivo, q se baseia na vontade de amar, o querer bem, enquanto estamos nessa escadinha sem sentido.

    Valeu aew grande!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Amor é uma coisa muito simples e mto complexa! Disse tudo hein??rs
    Simples pq tu tem mais que se entregar e viver o momento, besta é aquele que deixa de viver alguma coisa por mais que acha que é só momento por medo e insegurança...é besteira negar a intenção!
    Não preciso amar uma pessoa pra identificar nesses degraus de Platão uma pessoa que eu admire e que queira do meu lado...por mais que não seja aquele amor...como posso me identificar de tal forma com uma pessoa que mal conheço e ser totalmente carnal, só sexo...e mesmo assim ser tão intenso quanto!
    Agora é impossivel escrever alguma coisa com total sentido maaaaas penso que antes de tu conhecer o outro tu tem que conhecer a ti mesmo!
    Faz oq der na telha, se entrega por mais que seja uma pessoa de um degrau e meio! VIVE! Quem não arrisca não petisca!rs
    É ótimo questionar as coisas...mais existem algumas que não devemos questionar e sim só deixar rolar!
    Ahhhhhhhhhh e a coisa mais dificil de comentar aqui continua essa porra de caixa de verificação de palavras...o dia que ela escrever vaitomanocu ficarei bem satisfeita!!
    hahahahahahaha
    Se cuida Baboooo!
    Adoro teus textos, amanhã com mais calma, sem alcool e com paciencia vou ler de novo e pensar...que merda que eu disse?rs
    Beijussssssssss

    ResponderExcluir
  15. Olá , tenho a sastifação de lhe dar um premio muito importante ...!!!!

    Voce gostara ..passe em meu blog e pegue seu premio...

    abçs

    ResponderExcluir
  16. Eu não conheço muito de teorias filósoficas. Mas conheço algumas coisas básicas. Chama-me muito a atenção a mimesis. Acredito, de certo modo, nela. É um jeito no mínimo, coerente de explicar o nosso desacerto com o mundo não?

    abraços!

    ResponderExcluir
  17. e quem nunca teve um amor platonico que atire a primeira pedra! Platão usava alguma droga pra chegar nesse estado de 'nirvana' cara! Pra tentar compreender o ser humano já é dificil, mas o coração, mais dificil ainda!..rs

    Ahh e assino embaixo sobre a Vanessa da Mata, tu falou tudo!

    Abração guri!!! =)

    ResponderExcluir
  18. Nossa, não sabia essa concepção real de amor platônico... tinha a noção de que fosse algo mais complexo mas não tão filosófico assim! rsrs
    Não acho tão subestimável assim como a maioria pensa... pelo menos do ponto-de-vista popular!
    Pensarei duas vezes antes de me referir a algo como amor platônico agora....
    Ótimo post!
    Boa semana p vc!
    BeJuuh*

    ResponderExcluir
  19. oi, bem quando se procura se acha né?
    Quem busca encontra e vá buscando que por certo encontrará!

    Afinal como diz Herbert Viana, "que eu me acalme e que o amor prevaleça".
    bjs
    Nice

    ResponderExcluir
  20. é quem procura acha, adoorei :}





    http://sorrisosdeplasticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Estava só passando por alguns blogs, nem pensei que seu blog fosse tão visitado. como li , logo de cara, uma postagem que fala sobre um tema que eu gosto^^. resolvi comentar, mas duvido que responda depois. acho que deves ler só alguns.

    sabe o que mais me irrita? é o jeito como as pessoas deturpam as coisas

    exemplo: o amor platônico que o senso comum chama de amor não correspondido. e não é isso. é algo sublime. além do amor carnal [ainda que você tenha citado isso nos degraus do Amor]. aliás, deves conhecer bem esse tema pelo que notei =)

    Enfim, eu até poderia me ater á isso com mais afinco e deixar minha forte opinião aqui no seu blog...se eu já não tivesse escrito sobre isso...
    Faz um tempinho, a postagem é meio antiga. [é mais um desabafo].ficaria satisfeita se a lesse em um desses tempinhos vagos:

    http://emyhouse.blogspot.com/2008/09/sobre-banalidade-do-que-se-entende-por.html

    ah, te adicionei á meus favoritos sem sua permissão prévia! ^^"

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito...o assunto amor me chama muito a atenção....não sei por que mais acredito nesse amor de níveis diferentes...
    acredito no amor platônico...e um deles é o meu amor por mim...me amo demais...e to sofrendo pra chegar no último nével....valeu Platão....mas creio que sua teoria nos ajude em algo tão complicado!

    ResponderExcluir
  23. Interessante sua leitura de Platão. Até onde sei ele dicomizava corpo-mente, material-ideal, considerando um falho e o outro confiável.

    Daí a expressão amor platônico, pois somente um amor idealizado seria o melhor. Os tais graus, assim, emergem como o modo por ele explicitado, descrito enfim, para tanto.

    Seja como for, vale a dica, amar em fases ou de uma só vez sempre é complexo.

    Que o diga Platão!
    rsrs
    Abçs,
    Abel

    ResponderExcluir
  24. Adoreeei o texto!
    adoro filosofia e ao falar de amor melhor ainda !!!
    sucesso pra ti.

    ResponderExcluir

Você tem a obrigação de dizer a verdade, somente a verdade.